sexta-feira, 17 de junho de 2011

Trabalho escrito - Saúde Ambiental






Alunos: Ana Silveira
          Helena Almeida
                         Verónica Santos
               Lucas Silva

Nº: 3,12,24,26
Turma: 8ºD


ANO LECTIVO: 2010-2011



                                            Índice

                                                  INTRODUÇÃO.. 3
                                       O que é a Saúde Ambiental?. 4
                                     Dentro da Saúde Ambiental 4
                      Aprofundando mais o assunto, aprendemos que: 5
                                    Poluição atmosférica é: 5
                                        Poluição da água: 6
                                     Poluição dos resíduos: 6
                                          Poluição sonora: 7
                                                     Conclusão. 8


INTRODUÇÃO


Neste mesmo trabalho, vamos referir o que é a Saúde Ambiental e vamos mencionar algumas das suas consequências.
Vai ser bom elaborá-lo, porque assim ficamos com mais conhecimento acerca do assunto.
Esperamos que esteja correcto!



           



  Saúde Ambiental é a parte da Saúde Pública que engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e bem-estar mental do homem, como parte integrante de uma comunidade.
   A saúde ambiental compreende todos os aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que poderá ser afectada por factores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicossociais do meio ambiente. A diversidade das áreas de intervenção na área da saúde ambiental coloca uma elevada exigência de flexibilidade de formação.


Dentro da Saúde Ambiental


A Organização Mundial de Saúde revela que uma em cada três mortes de crianças na Europa está associada à má qualidade do ambiente, representado cerca de 100.000 mortes anuais e cerca de 34% da totalidade de mortalidade infantil na Europa.
No mundo, 400 milhões de crianças não têm acesso a água potável, pelo que este recurso é um dos portadores de transmissão de muitas doenças.


Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos.
      A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
     A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está directamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Esses são os dois factores contemporâneos que podem explicar claramente os actuais índices de poluição.
       O tempo foi passando, centenas e centenas de anos, até que o trabalho foi prosseguindo, melhorando as condições de vida do Ser Humano, o progresso trouxe consigo problemas que nos foram intoxicando aos poucos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente.

Aprofundando mais o assunto, aprendemos que:


Poluição atmosférica é: Os sintomas mais comuns são as doenças respiratórias, como a asma, tonturas, dores de cabeça ou fadiga. A gravidade de cada um destes sintomas depende do tipo de poluente atmosférico com que tenhamos tido contacto, da sua quantidade (ou concentração) na atmosfera, da frequência com que essa exposição acontece, ou seja, se é regular ou não, e, claro, do nosso estado de saúde. Podes perceber isto muito melhor se imaginares uma barra de chocolate. Se comeres um só quadradinho não te fará mal. Se o fizeres todos os dias é natural que os teus dentes comecem a doer. E se num só dia comeres toda a barra de chocolate certamente que a tua barriga não vai gostar. Com os poluentes atmosféricos acontece mais ou menos o mesmo, mas claro que os seus efeitos são bem mais prejudiciais para a saúde.   

Um exemplo de doença prejudicial, são os vários tipos de cancro que a poluição atmosférica provoca.


Poluição da água: As doenças provocadas por ingestão de água contaminada são diversas, como a gastroenterite, as febres tifóide e para tifóide, a hepatite infecciosa, a disenteria (infecção do intestino que se caracteriza por uma diarreia progressiva e que provoca dores abdominais, náuseas e vómitos) e as salmonelas. Dependendo do tipo de doença que se possa estar a desenvolver os sintomas podem ser muito diferentes.





Poluição dos resíduos: Como sabes os resíduos muitas vezes contêm materiais químicos perigosos que põem em risco a tua saúde. Quando por exemplo chove, as águas da chuva vão cair dentro do aterro, ficando em contacto directo com os resíduos, dando origem às águas poluídas.
  Essas águas poluídas, ao escorrer, vão contaminar águas subterrâneas, isto acontece quando o sistema de retenção de águas do aterro não está bem feito. Arriscas-te a beber água impura e ficas sujeito a todos os problemas que existem com a poluição da água. Quando a queima de gases nos aterros também não é feita da melhor forma, pode também provocar problemas respiratórios na população.



Poluição sonora: A poluição sonora pode provocar muitos efeitos na saúde humana, desde o aumento da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco e das contracções musculares. Pode interromper a digestão, fluxo de saliva e a produção de suco gástrico. Quando uma pessoa é exposta a um ruído intenso e prolongado de forma contínua, pode sofrer de mudanças fisiológicas, como por exemplo problemas cardiovasculares, ficar facilmente irritável, ansiosa e até pode ficar com insónias. Claro que não te tens de preocupar para já, é apenas uma questão que deves ter presente. Por exemplo quando tens vontade de tapar os ouvidos, mesmo apenas com a tua mãe a gritar porque não arrumaste o quarto, este é um sinal de que nos faz impressão devido ao som muito alto nos ouvidos.



 

Conclusão


Gostamos de elaborar este trabalho porque ficamos com mais conhecimento sobre a saúde ambiental, os seus problemas e nomeadamente as suas doenças.















Sem comentários:

Enviar um comentário